Comer ou Não Comer Antes da Aula de Posturas de Yoga ?

Gurudev Swami Sivananda
Hari Om !! Namastê !!
Olá amigos praticantes de yoga.

Muitas pessoas têm conseguido vários benefícios seguindo nossas orientações sobre a forma de praticar as técnicas de Sivananda Yoga Tradicional e tem experimentado uma sensação profunda de bem estar e transformação pessoal. Mas, antes de eu explicar os detalhes das técnicas em si, vamos começar pelos preparativos para a prática. Acho esta postagem muito importante para o melhor aproveitamento das técnicas durante a aula de yoga.

A indicação geral e muito conhecida por todos é “Não ingerir nenhum alimento 3 ou 4 horas antes das aulas de posturas de yoga”. Está é a regra 1.
Por outro lado, nosso Guru Swami Sivananda diz “não pratique yoga quando você estiver com muita fome.” Está é a regra 2.
Então, é simples. É só combinar a Regra 1 com a Regra 2. Mas, no dia a dia do mundo moderno não é tão simples assim. Por isso estou escrevendo esta postagem no Blog.

Primeiramente, é bom que as pessoas saibam que na Índia o costume tradicional é não praticar posturas de yoga após o anoitecer. Mas, então quando eles praticam yoga? É simples, de manhã bem cedo antes do trabalho, e no final da tarde (começando a prática às 5h, 5:30h, ou no máximo às 6 horas da tarde.), depois banho, jantar cedo e ir dormi r cedo.

Então, vamos ver isto na nossa situação em cidades grandes como São Paulo onde os horários de trabalho são bem diferentes e o transito toma muito tempo.

Para aqueles que podem praticar yoga de manhã, há duas opções:

1) Praticar em jejum*, “antes do café da manhã” ou

2) Praticar uma hora após um leve “café da manhã”.

*Obs. Praticar em jejum não significa jejum completo de 10 ou 12 horas, significa sim tomar água ou chá ou até mesmo comer um biscoito natural ou um pedaço de pão bem pequeno, (bem pequeno mesmo), aguardar alguns minutos e então começar com a repetição dos mantras e seguir para a prática de posturas de yoga. O jejum completo é indicado somente em alguns casos para praticantes avançados e dependendo das técnicas que serão realizadas.


Para aqueles que praticam yoga à noite, há três opções:

1) Praticar em jejum de algumas horas – este caso é para quem teve uma almoço farto – então, não comer nada após o almoço e ir para a prática de posturas até 6:30 ou 7 horas da noite. Jantar após a prática de yoga

2) Comer algo bem leve às 5 h. da tarde e seguir para a prática da noite – este caso é para quem teve uma almoço leve. Jantar após a aula de yoga.

3) Se estiver com fome ao sair do seu trabalho, tomar um “lanche pequeno, bem leve e de fácil digestão”, praticar yoga somente uma hora e meia após esse lanche leve – este caso é para aqueles que fazem aulas às 7 ou 8 horas da noite e não puderam comer nada durante a tarde. Então, após a aula tomar um copo de leite ou sopa leve antes de ir dormir.

É claro que existem outras considerações e detalhes como o quê comer, quais fatores interferem no tempo de digestão, qual tipo de carboidrato, índice glicêmico dos alimentos, tipo de técnica que você vai fazer, e detalhes pessoais, etc. Vamos ver isso em outras postagens, ok?

Em breve vou postar também “As 20 Instruções Iniciais para Prática de Posturas de Yoga” preparadas por mim e usadas no Instituto Sivananda em São Paulo para que todos possam ter uma prática segura e agradável.

No momento, junte a Regra 1 com a Regra 2, tente levar uma vida simples e com pensamento elevado, diminua a ansiedade durante o dia a dia, esteja sempre consciente da situação e do que é adequado nessa situação específica, sempre use o bom senso e informações confiáveis. Siga a orientação do seu professor e boa prática de Yoga.

Um abraço,  Om shanti,
Boas energias e bênçãos do Guru Swami Sivananda !!
Prof. Sivaswarupa.
________________

Um comentário:

  1. Olá queridos amigos,sempre ficava na dúvida do que comer e quantas horas antes da prática deveria comer,e ficava perguntando aos amigos, mas agora ficou muito claro. Obrigada pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir